segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Características Renascentistas


*Idealização amorosa, neoplatonismo: há no começo, o amor de Helena por Demétrio.
*Predomínio da Razão: Egeu,  predomina que sua filha Hérmia deve  casar-se com Demétrio. E caso não o fizer, será morta ou presa, para não viver em sociedade.
*Paganismo: na história há seres mágicos como:
-As fadas: flor de ervilha, teia de aranha, mariposa, semente de mostarda, fada e Titânia que era rainha das fadas.
-E os duendes:  Puck e Oberon, rei dos duendes.
*Influencia da Mitologia Grega:
-Amazonas: segundo a lenda, eram mulheres guerreiras que governavam a si próprias, e só mantinham relações com homens para ter filhos. Criavam somente as meninas. Segundo a mitologia grega, Hipólita, rainha das Amazonas, teve o seu cinto roubado pelo herói Héracles (Hércules, segundo os latinos), e terminou assassinada por ele. Entretanto, cpmo vimos, Shakespeare usou de liberdade poética.
-Cupido: Eros, para os gregos. Filho de Vênus, era o deus do amor. Representado por um menino com o arco e flecha. Frequentemente aparece com os olhos vendados, porque o amor cega.
-Centauros: Metade homens, metade cavalos, eram seres mitológicos que viviam nos campos e bosques. De acordo com a lenda, só havia um centauro sábio, o imortal Quiron.
-Diana: Artemis, para os gregos. Senhora dos animais e da caça. Deusa da Lua. Era uma deusa virginal. Vagava pelos bosques e florestas, com seu arco dourado, acompanhada por uma martilha de cães. Protegia caçadores e mulheres grávidas.
Egle, Perigênia , Ariadne e Antíope : Jovens com quem  Teseu viveu história de amor.
-Hércules: Héracles, para os gregos. Filhos do amor entre o maior dos deuses, Zeus, e uma mortal, Alcmena. Nasceu com força descomunal. Ainda no berço estrangulou duas cobras mandadas para mata-lo pela ciumenta esposa de Zeus,  deusa Hera (juno).
-Musas: Conhecidas pela beleza e suavidade de seus cantos, eram representadas por nove irmãs, frequentemente invocadas pelos artistas em busca de inspiração.
-Netuno: Nome romano de seus mares, protetor das águas. Entre os gregos, era conhecido por Poseidon. Depois da destruição de Cronos, seu pai Poseidon lutou com seus irmãos Zeus e Hades pela partilha do mundo subterrâneo dos infernos Poseidon, com os mares. Sua arma é ço tridente, com o qual pode fazer a terra tremer e destruir o que quiser.
-Ninfas: Divindades das águas, das fontes e das nascentes , representas sob a forma de belas jovens.
-Teseu: É o grande herói ateniense. Filho do deus do mar, Poseidon, com uma mortal, é forote, corajoso e inteligente. Conta a lenda que foi0 rei de Atenas, e abriu mão de vários de seus poderes para dá-los a uma assembleia eleita pelos cidadãos, fundando assim a Democracia.
-Vênus: Afrodite, entre os gregos. Deusa da beleza e do amor. Considerada a mais bela enutre as deusas, teria nascido no mar, e vindo á terra em uma concha.

Mitologia Celta e Escandinava:
-Elfos: São seres têm controle sobre a terra, fogo, ar e água. Pequeninos, deslumbrantes e caprichosos, dançam á noite nos prados. Seduzem os jovens e os ingênuos. Podem causar a morte.
-Duendes: Seres da natureza, que protegem  as árvores a as florestas. Segundo a lenda, catda árvore ou planta tem um duende que nela vive e dela cuida. Existem também os duendes brincalhões, que enganam os seres humanos e estragam sua comida.


-Fadas: Seres representados sempre com a aparência feminina, com poderes sobrenaturais. Costumam ser poéticos e sábios. Na maior parte das lendas, costumam fazer o bem
*Nacionalidade: europeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário